domingo, 13 de março de 2011

Introdução PHP - (Parte 01)

Antes do surgimento da linguagem PHP, era difícil estabelecer interações entre o conteúdo acessado via Internet e os usuários que a visitavam. Essa páginas, por não permitirem tal interação, possuíam um caráter totalmente estático.

Na medida em que não era possível realizar a interação entre o conteúdo acessado via Internet e os usuários, também não era possível realizar a troca de informações entre organizações, inclusive entre seus funcionários e clientes.

Com o objetivo de fornecer uma solução a esse problema, foram desenvolvidas algumas linguagens padrão CGI (Common Gateway Interface), assim como umas ferramentas, dentre elas a Perl. No entanto, essas linguagens e ferramentas também demonstravam certas limitações, o que exigiu o desenvolvimento de novas linguagens, como o PHP (Personal Home Page, originalmente, e Hypertext Preprocessor, atualmente).

O PHP é uma linguagem multiplataforma, ou seja, ela aceita vários sistemas operacionais para o seu carregamento, por exemplo, o Linux, o Windows, entre outros.
Em linhas gerais, a linguagem PHP pode ser definida como a união de um servidor de aplicativos e uma linguagem de programação. Além de ser multiplataforma, o PHP apresenta outras vantagens, como:
- Não necessita de drivers ODBC (Open Database Connection) para realizar uma conexão direta com uma grande quantidade de banco de dados;
- A programação é realizada como em quaisquer outras linguagens. O PHP não apresenta limitações em relação a essas outras linguagens, pois com ele é possível criar funções, definir variáveis, entre outras tarefas;
- O PHP é uma linguagem totalmente gratuita. Para fazer o seu download, basta acessar seu site oficial em http://www.php.net .

Nenhum comentário:

Postar um comentário